Perguntas Frequentes
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Perguntas Frequentes

Esclareça algumas dúvidas frequentes acerca do Cadastro Online - Registro de Intenção de Vagas.

1 - O QUE É O CADASTRO ONLINE – Registro de intenção de Vagas?
O Cadastro Online é um Portal no qual o cidadão pode realizar o Cadastro Online para um dos Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba (CMEIs) acessando, um computador ou qualquer dispositivo móvel.
2 - COM QUANTOS ANOS A CRIANÇA PODE SER CADASTRADA NO CADASTRO ONLINE – Registro de intenção de Vagas?
O Cadastro Online – Registro de Intenção de Vagas, é para crianças de 0 até 3 anos.
3 - QUALQUER PESSOA PODE REALIZAR O CADASTRO?
O cadastro deve ser realizado pelo responsável legal pela criança, devido ao sigilo das informações.
4 - NÃO TENHO COMPUTADOR, NEM CELULAR PARA REALIZAR O CADASTRO, COMO FAÇO?
Caso o responsável não possua computador ou celular poderá procurar qualquer CMEI ou Núcleo Regional da Educação para realizar o cadastro.
5 - AO PREENCHER O CADASTRO PERCEBI QUE ALGUMAS INFORMAÇÕES FORAM INCLUÍDAS AUTOMATICAMENTE POR QUE ISTO ACONTECE?
Isto acontece em três situações: a) devido ao vínculo com o e-Cidadão, o qual direciona (traz) as informações do responsável para o sistema do Cadastro Online; b) quando o cadastro que está sendo preenchido for de uma criança que já teve seus dados cadastrados em algum momento e cancelado em seguida e; c) Quando houverem vagas disponíveis em unidades onde não há procura, uma sexta opção poderá ser incluída automaticamente pela SME sem alterar a escolha inicial dos responsáveis.
6 - AO UTILIZAR O MEU ENDEREÇO PARA INDICAR AS UNIDADES PRÓXIMAS DA MINHA CASA APARECE A MENSAGEM DE QUE O CEP NÃO FOI ENCONTRADO. O QUE DEVO FAZER?
Desmarque a opção “usar meu endereço” e coloque o CEP ao lado, abrirá um campo para justificar. Clique na opção “outro” e coloque que “o CEP não foi encontrado”.
7 - DEPOIS DE REALIZAR O CADASTRO NO PORTAL, O QUE DEVO FAZER? PRECISO IR ATÉ UMA UNIDADE?
Não. Após realizar o cadastro o responsável receberá um número de protocolo e deverá acompanhar pelo Portal do cadastro.
8 - VAGA INDICADA É VAGA GARANTIDA?
Não. Uma vaga indicada quer dizer que o responsável deverá comparecer ao CMEI para apresentar a documentação básica e as complementares, preenchidas no decorrer do cadastro.
9 - COMO FICAREI SABENDO DA INDICAÇÃO DE UMA VAGA?
O responsável deverá acompanhar diariamente pelo Portal do cadastro a situação da intenção de vaga. O Portal trará a informação da unidade de destino quando for disponibilizada a vaga e a relação de documentos para efetivar a matrícula. Caso a família tenha dificuldade em acessar o Portal, poderá entrar em contato com qualquer CMEI ou Núcleos Regionais da Educação para acompanhar a solicitação. Da mesma forma, deverá acompanhar o email cadastrado, verificando inclusive na Caixa de Spam.
10 - QUANTO TEMPO APÓS A INDICAÇÃO DEVO APRESENTAR A DOCUMENTAÇÃO PARA REALIZAR A MATRÍCULA?
Após ter uma Vaga Indicada, o responsável deverá comparecer no CMEI no prazo máximo de 6 dias corridos.
11 - QUE DOCUMENTAÇÃO DEVERÁ SER APRESENTADA PARA COMPROVAR AS INFORMAÇÕES?

Ao comparecer no CMEI o responsável deverá apresentar os seguintes documentos para comprovação das informações de cadastro:

Documentação básica

  • Certidão de nascimento da criança (original e cópia);
  • Declaração de vacinação da criança (fornecida pelo posto de saúde);
  • Cartão do SUS (Carteira Nacional de Saúde);
  • RG (do pai, da mãe ou do responsável);
  • CPF (do pai, da mãe ou do responsável);
  • Como comprovante de residência, serão aceitos somente um dos seguintes documentos, em nome de um dos responsáveis pela criança: talão de luz da Copel; talão de água da Sanepar; contrato de locação da moradia; contrato de compra e venda da moradia; ou então declaração de usuário pertencente a uma Unidade de Saúde de Curitiba.

Documentação complementar

(só serão solicitados para aqueles que marcarem as informações complementares no cadastro[PS1])

  • Boletins de ocorrência (Vítima de violência (Lei 15.025 de 30/05/2017);
  • Extrato Atualizado de Recebimento do Bolsa Família;
  • Carteira de trabalho;
  • Contracheque ou Holerite;
  • Laudos (quando necessário);
  • Em casos que não for possível a comprovação documental será necessária uma declaração de próprio punho pelo responsável, contendo a assinatura.

Declaração do poder judiciário (caso o responsável esteja preso ou a criança esteja sob a guarda de instituição de acolhimento.

12 - SE NÃO COMPARECER NO PRAZO DE 6 DIAS, PERCO A VAGA?
Sim. O não comparecimento demonstra que não há mais interesse na vaga e o próximo da lista será chamado. Neste caso um novo cadastro de intenção deverá ser registrado.
13 - SOU DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. POSSO ME CADASTRAR?
O Cadastro Online é para moradores de Curitiba. Indicamos que procure a Secretaria Municipal da Educação do município em que reside.
14 - TENHO UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA OU TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, COMO REALIZO O CADASTRO?
Você deverá procurar o Núcleo Regional da Educação localizado na Rua da Cidadania mais próxima de sua residência, com os laudos necessários e demais documentações.
15 - EM QUE SITUAÇÃO PRECISO ATUALIZAR O CADASTRO?
Sempre que houver alterações significativas no cadastro, principalmente telefone, e-mail ou informações da situação da criança ou do responsável. O responsável poderá refazer o cadastro ou procurar um CMEI ou Núcleo Regional para que um servidor o ajude.
16 - POSSO CANCELAR UMA INTENÇÃO DE VAGA?
Sim, as intenções de vaga podem ser canceladas ou refeitas sempre que for necessário. Lembrando que não é possível cancelar apenas uma unidade educacional indicada. Cancelando uma, todas serão canceladas e o cadastro deverá ser refeito.
17 - AO REVOGAR ACESSO AO CADASTRO NO E-CIDADÃO, O QUE ACONTECE COM MEUS DADOS E INTENÇÕES DE VAGA NO CADASTRO ONLINE?
A criança com intenção de vaga em aberto no Cadastro Online terá o registro cancelado caso seja realizada revogação de acesso no e- Cidadão. Os dados da intenção ficarão armazenados na base de dados do sistema conforme autorização realizada pelo responsável no Termo de Uso.
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